Primeiro dia

Programação completa:
dia 17 de Agosto de 2020 • Horário: 10h às 17h





10h - 10h10

Abertura oficial do evento.

10h10 - 11h10

Painel Estratégico - Bem-vindos ao Mundo 5G

A tecnologia 5G já está disponível em alguns países e no Brasil chegará em breve em aplicação em alta escala. Neste fórum entre os painelistas compostos por executivos de operadoras de telecom e mercado, iremos debater sobre os impactos de sua aplicação no cenário nacional de varejo.

Painelistas confirmados:

Rawlinson Peter Terrabuio da Beenocolus:

Co-fundador e CEO, líder na Latam do mercado de soluções para extended Reality. Empreendedor Serial, filósofo e administrador de empresas, com vasta experiência no mercado de tecnologia da informação e comunicação, nos últimos 30 anos co-fundou e fez a gestão de empresas inovadoras nas áreas de sistemas de conservação de energia, eletrônica embarcada e software houses. Ex Presidente do Parque de Software de Curitiba (Gestão 2014-2016). Cofundador e atual Presidente do XRBR associação que reúne as principais empresas do mercado XR do Brasil.

Hélio Akira Oyama da Qualcomm":

Engenheiro eletricista pela Escola Politécnica, com pós-graduação em telecomunicações pela FAAP e em administração de empresas pela FGV. Também possui MBA em marketing pelo IBMEC. Na Qualcomm desde 2007, tem atuado na promoção da tecnologia 5G no Brasil e América Latina, no suporte a operadoras e fabricantes parceiros bem como no desenvolvimento de novas oportunidades de negócio para a empresa.

Paulo E. Peguim da AFRAC:

VP de software e futuro presidente da Afrac e diretor comercial da Inventti SP, empresa especializada em documentos fiscais eletrônicos. Engenheiro, mestre em processos empresariais e varejo, atuou como líder da IBM para automação comercial na América Latina e líder global para soluções fiscais, contando com experiência de mais de 15 anos nos diversos mercados relacionados ao varejo e soluções fiscais, incluindo toda América Latina, África, Leste Europeu e Ásia.

Painel moderado por Pedro Luiz Roccato.

11h20 - 12h10

Painel de Tendências do Primeiro Dia - Omnichannel e marketplaces: como focar na jornada do cliente sem fricção entre os canais de vendas.

O movimento omnichannel tem crescido em todos os setores do mercado de varejo. Por ele, a escolha de qual canal acessar para consulta, comparação, compra, retirada, devolução ou pós-venda é do cliente. Ele poderá, por exemplo, comprar online e retirar na loja, ou ainda, comprar na loja e receber em casa. Como aproveitar o melhor de cada canal de vendas para melhorar a jornada do cliente? E ainda com o crescimento de marketplaces como Amazon, Magazine Luiza e outros, como garantir que a jornada do cliente não tenha fricção? Este painel trará executivos dos varejistas e fabricantes para uma conversa enriquecedora sobre o tema.

Painelistas: serão divulgados em breve.

12h10 - 14h

Almoço incluso no ticket e visitação à feira.



14h - 14h50

Painel sobre o tema "Como utilizar os meios de pagamento e checkouts automáticos para melhorar a experiência de compra de seus clientes e a gestão de seu negócio".

A adoção de checkouts automáticos e expansão das soluções relacionadas aos meios de pagamento têm sido adotadas de forma crescente para melhorar a experiência do cliente na loja. Saiba como adotá-las como meio para atrair e reter seus clientes, bem como melhor gestão de seu negócio.

Painelistas confirmados:

Rudolf Popper da REDE:

Graduado em Ciências da Computação, MBA em Marketing e ên fase em vendas pela FGV, atualmente comanda o programa de parcerias de automação comercial e TEF da Rede, além de liderar o time de produtos ocupando a posição de superintendente de Produtos e Parceria.

Painel moderado por Pedro Luiz Roccato.

15h - 15h50

Painel com Estudo de Caso sobre o tema "Venda+Valor®: Como Vender Valor e não Preço".

A pressão pelo menor preço tem sido cruel em todos os setores, do varejo ao corporativo. Conheça como as empresas tem conseguido evoluir do menor preço para o melhor custo-benefício para seus clientes, pela identificação clara de seu público-alvo e respectivas presonas, suas dores, que permitirão a construção do portfólio ideal que solucione as necessidades do clientes.

Painelistas confirmados:

Douglas Sendeski da Aquario:

CEO desde 2011 da empresa brasileira de telecomunicações Aquário, com sede na cidade de Maringá-PR. Possui formação em administração pela UniCesumar e mais de 15 anos de experiência em direção industrial e de P&D no desenvolvimento de soluções e tecnologias para os setores de TV, celulares, radiocomunicação e internet. Sua gestão segue o princípio de nortear a companhia sempre com o foco no consumidor por meio de um propósito especial: conectar pessoas.

Jonathan Felizari da Aquario:

Com mais de 10 anos de mercado, Jonathan Felizari é especialista em transformar negócios tradicionais em líderes digitais. Atualmente é responsável pela área de marketing, inteligência de mercado, produtos e e-Commerce da Aquário. Ocupou a posição de CMO da Agência SouNet e de marketing da Cocamar, cooperativa agrícola do PR.

Painel moderado por Pedro Luiz Roccato.

16h - 16h50

Painel sobre o tema "Bem-vindos à era da receita recorrente!"

As despesas de nossas empresas são recorrentes. Porém, em grande parte dos segmentos de mercado, a receita não. Porém, muitos empreendedores e demais executivos demoraram para perceber que a receita também poderia ser recorrente. Com o crescimento de ofertas de produtos, serviços e soluções pelo modelo de recorrência, o modelo tem se mostrado viável para as mais diversas aplicações, mas exige planejamento na oferta do modelo, especialmente pelo impacto que ela apresenta no fluxo de caixa da empresa. Em nosso painel traremos executivos que já implementaram o modelo de recorrência mensal ou anual (subscription) e que irão compartilhar suas experiências.

Painelistas confirmados:

Tiago Vailati da Hiper:

empreendedor desde 2012, é especialista em tecnologias para o varejo, com mais de 15 anos de atuação. É co-fundador e CEO da Hiper, atende mais de 17.000 clientes em 2.000 cidades do Brasil, lidera a empresa em torno do propósito de tornar a gestão do varejo mais simples para que os pequenos negócios cheguem ao tão sonhado sucesso, desmistificando a tecnologia para torná-la simples de comprar, de aprender e de usar.

Jorge Sukarie Neto da Brasoftware:

fundador e presidente da Brasoftware, maior revendedor de software do país e dentre os maiores da América Latina. Sukarie é formado em administração de empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (DGV em 1986), e pós-graduado pela mesma instituição, em 1987, com ênfase em finanças e marketing, além de especialização em gerenciamento de empresas feito na Harvard Business School em Boston (USA). Atual VP do Conselho da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software). Membro do Conselho Mundial de Parceiros Microsoft (Worldwide Partner Advisory Council) desde 2004 e Microsoft Partner Engage Board desde 2008, representando o Brasil nesses dois Conselhos. Membro e conselheiro da IAMCP (International Association of Microsoft Certified Partners) desde 2005.


Henrique Saraiva da Resultado D:

atuou com executivo de empresas com Microsoft e Nintendo, atualmente Saraiva é o partner director da Resultados Digitais. Acumulou posições em vendas, marketing e gestão de canais, de TI em empresas no Brasil e na América Latina. Possui formação como bacharel em economia e MBA em negócios de marketing e administração na FIA- USP.


Nycholas Szucko da Microsoft:

diretor de Cybersecurity na Microsoft à mais de 2 anos, com o objetivo de difundir a nova abordagem de segurança e desenvolver o mercado para que segurança não seja mais uma barreira e sim uma grande aliada na transformação digital. Este desafio veio após um ano de desenvolvimento de mercado como Country Manager da ForeScout e quase 5 anos na FireEye Brasil, também atuou no mesmo cargo na Zscaler com a mesma função. Na Cisco trabalhava como Gerente de Canais durante dois anos, e antes disso, a IronPort desde 2007 como pré vendas.

Painel moderado por Pedro Luiz Roccato.

16h50 - 17h

Fechamento com apresentação do resumo do dia.


Segundo dia

Programação completa:
dia 18 de Agosto de 2020 • Horário: 10h às 16h





10h - 10h10

Abertura do segundo dia.

10h10 - 11h10

Painel de Tendências sobre o tema "Quais os impactos da implantação da nova plataforma de pagamentos instantâneos brasileiro pelo Banco Central?"

Recentemente o Banco Central divulgou que irá disponibilizar uma nova plataforma de pagamentos instantâneos no Brasil. Iremos conhecer melhor a proposta da plataforma, bem como entender os possíveis impactos no cenário de meios de pagamento no Brasil.

Painelistas confirmados:

Rudof Popper da Rede:

Graduado em Ciências da Computação, MBA em Marketing e ênfase em vendas pela FGV, atualmente comanda o programa de parcerias de automação comercial e TEF da Rede, além de liderar o time de produtos ocupando a posição de superintendente de Produtos e Parceria.

Carlos Netto da Matera:

Fundador e CEO da Matera:  graduado em Ciência da Computação pela UNICAMP e co-fundador da Matera em 1987 com outros amigos de faculdade. Possui 30 anos de experiência na transformação digital do mercado financeiro, participando ativamente do desenvolvimento do sistema de pagamento brasileiro (SPB). É especialista em open banking e meios de pagamento. Atualmente, lidera a Matera em sua expansão global. É o inventor da patente (Brasil e EUA) de pagamento móvel offline. 

Carlos Eduardo Brandt do BACEN:

Chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central do Brasil, responsável por políticas e regulação de pagamentos de varejo e de infraestruturas do mercado financeiro. Tem formação em engenharia e em direito, com pós-graduação em finanças e em direito. Já foi gerente da Divisão de Gestão e Monitoramento do STR e participou da elaboração dos Princípios para Infraestruturas do Mercado Financeiro, publicado pelo CPMI/BIS. Atualmente está na gestão do processo de implantação do PIX, o pagamento instantâneo brasileiro.

Breno Lobo do BACEN:

Chefe de subunidade no Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central do Brasil. Economista, com mestrado em economia pela UnB, trabalha na área de sistema de pagamentos do Banco Central há 14 anos. Atualmente está na coordenação do projeto de implantação do PIX, o pagamento instantâneo brasileiro.

Edgard de Castro da AFRAC:

Engenheiro formado pela FEI, atua há mais de 30 anos na área de automação do comércio. Foi sócio fundador de empresas lideres em automação de postos e lojas de conveniência e fornecedor, por quase 20 anos, da Esso Brasileira, Exxon Mobil, Texaco e outras. Há mais de 9 anos atua na EDC Soluções, empresa voltada à consultoria, mentoria e soluções estratégicas nas áreas de automação para o comércio e transações eletrônicas de meios de pagamento. VP de Relações Institucionais da Afrac, diretor da Cecomercio SP, membro do Conselho de Assuntos Tributários da Fecomercio SP e também do Fórum de Competitividade do Varejo do MDIC, com forte participação no segmento associativo e regulatório do país.

Painel moderado por Pedro Luiz Roccato.

11h20 - 12h10

Painel sobre o tema "Como compor soluções para clientes finais por meio de alianças com meios de pagamento, fabricantes, distribuidores, canais e ISVs"

Clientes mais informados tornam-se mais exigentes. A definição clara de qual é público-alvo e suas respectivas personas, bem como qual a melhor rota para levar a proposta de valor até eles será cada vez mais vital para a longevidade de todos os elos. Neste painel discutiremos formas de composição de alianças para que a solução completa seja entregue aos clientes finais.

Painelistas confirmados:

Antônio Serrano Bezerra Junior do Programa Juntos Somos Mais:

formado em engenharia pelo ITA com MBA pela Universidade de Chicago, atualmente é fundador e CEO da empresa Juntos Somos+, uma joint-venture formada por Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau. Anteriormente, Serrano trabalhou na Votorantim Cimentos e na Bain & Co. Também é atualmente conselheiro de empresas e mentor da Endeavor.

Cléber Genero da Tigre:

Mestre em desenvolvimento de tecnologia pelo IEP, formado em informática pela UFPR, certificado como PMP peloPMI (Project Management Institute), treinamento executivo em Stanford e FDC. Executivo sênior, com experiência em desenvolvimento de equipes multiculturais, incluindo unidades de negócios no Brasil, EUA, China e Taiwan. Atualmente como Diretor de Supply Chain na Tigre S.A e diretor geral da TAE (Tigre Água & Efluentes).


Sérgio Basílio da Westcon Comstor:

Atua desde 1992 na gestão de empresas multinacionais de TI. Formulou e conduziu as politicas e vendas por canais em toda a América Latina de fabricantes como CA Technologies, Veritas e Symantec. Iniciou a operação no Brasil de startups como Cheyenne Software e FalconStor. É o diretor geral da Westcon Brasil desde 2011. Engenheiro eletrônico formado pela PUC-RJ. Mestre em ciências da computação pela PUC-RJ. Cursou o MBA pela Fundação Dom Cabral e University of British Columbia no Canadá. Conclui também o Pós-MBA da Kellogg Business School em Chicago.

Calixtrato Mendonça da XTR:

Atuante em tecnologia desde 1987, fundou e preside a XTR Informática, empresa especializada na vertical de educacional. Realiza consultoria para instituições de ensino e atua como consultor para negócios estratégicos em grandes universidades e grupos educacionais, auxiliando principais players de TI na criação e execução de política educacional para o segmento. Nos últimos anos, têm se dedicado a projetos no setor educacional público, bem como desenvolvido solução de TI verde, com diferenciais sustentáveis.

Painel moderado por Pedro Luiz Roccato.

12h10 - 14h

Almoço inclusivo no ticket e visitação à feira.



14h - 14h50

Painel sobre o tema "Delivery Experience: na era do compre online e retire na loja (BOPIS), como proporcionar uma experiência diferenciada de compra aos clientes?"

Com o crescimento agressivo das vendas online e a opção de retirar na loja ou em lockers, por exemplo, surgiu a necessidade dos varejistas atentarem também para como está a jornada do cliente no processo de recebimento dos produtos. Este fórum tratará do processo de BOPIS (Buy Online and Pickup In-store) e fomentará a discussão de como tornar a experiência do cliente fluída, agradável e sem fricção.

Painelistas: serão divulgados em breve.

15h - 15h50

Painel com estudo de casos por vídeo sobre o tema "Tecnologia aplicada para proporcionar a melhoria da jornada do cliente com sua empresa e marcas que representa"

Em uma era de empoderamento dos clientes, a capacidade de gerenciar a jornada do cliente se torna cada vez mais vital para todos os elos da cadeia de vendas e distribuição. A tecnologia aplicada ao varejo, no Brasil, foi utilizada por muito tempo com forma de atender à legislação fiscal e normas regulatórias. Porém, o maior benefício que poderia proporcionar para o varejista seria sua aplicação para melhorar a jornada do cliente com a marca. Neste painel discutiremos e apresentaremos por vídeo, casos de sua aplicação para melhorar a experiência do cliente na loja.

Painelistas: serão divulgados em breve.

15h50 - 16h

Fechamento com apresentação do resumo do dia.
* Programa sujeito a alterações
até a data de sua realização.
Confira as novidades do Congresso Autocom 2020

O Programa

Pela curadoria da Channels’ University - New York Campus, sob coordenação do Roccato, foram selecionados os principais temas desenvolvidos na última edição da NRF Annual Convention, que ocorreu em janeiro deste ano, com a atenção para a adequação para a realidade do mercado brasileiro de varejo.
Dentre os temas principais, teremos: omnichannel sem fricção com o cliente, delivery experience, venda de valor agregado, jornada do cliente com a marca, mudança no cenário de pagamentos instantâneos, receita recorrente, tecnologia aplicada ao varejo, checkouts automáticos e meios de pagamento como meio para melhorar a experiência do cliente com a marca e a importância de formar alianças para compor a solução completa para os varejistas.

O formato de desenvolvimento será de painéis que contarão com um moderador que fará uma introdução sobre o tema, seguido de perguntas e respostas entre o moderados e os painelistas, que compartilharão experiências vivenciadas no tema, casos de sucesso, dificuldades na implementação e seus contra-exemplos, vídeos com visitas virtuais e muito mais.

Viva esta experiência. Congresso Autocom 2020

Garanta o seu Ingresso!
CLIQUE AQUI!
Confira as novidades do Congresso Autocom 2020

Curadoria e gestão do Congresso

Com o intuito de levar um conteúdo atualizado nos fóruns internacionais de varejo e adequado ao público brasileiro, a AFRAC firmou uma aliança com o Grupo Direct Channel, que possui a divisão de educação Channels’ University. Seu fundador e presidente, Pedro Luiz Roccato, atua como influencer e autor de oito livros sobre o tema canais de vendas e distribuição, venda de valor agregado e marketing, publicados no Brasil, EUA, Canadá e México. É o fundador e presidente do Conselho de Canais de Vendas e Distribuição do Brasil. Membro do SelectUSA a convite do U.S. Dept of Commerce desde 2016. Representa oficialmente o Brasil na NRF Annual Convention, maior e mais importante evento do mundo do mercado de varejo, desde 2005.

Roccato, pelo New York Campus da Channels’ University, selecionou os principais temas que foram desenvolvidos na última edição da NRF Annual Convention, que ocorreu em janeiro deste ano, com a atenção para a adequação para a realidade do mercado brasileiro de varejo. O resultado foi uma grade com 8 sessões, distribuídas em dois dias intensos, com duas sessões plenárias de abertura que abordarão temas polêmicos como: "Omnichannel e marketplaces: como focar na jornada do cliente sem fricção entre os canais de vendas” e "Quais os impactos da implantação da nova plataforma de pagamentos instantâneos brasileiro pelo Banco Central?”. Cada painel de tendências da plenária contará com seis painelistas convidados, composto por representantes de varejistas, AFRAC, indústria, distribuição, canais, desenvolvedores de software (ISVs), entidades de classe e outros.

Viva esta experiência. Congresso Autocom 2020

Garanta o seu Ingresso!
CLIQUE AQUI!
Inovação
Tecnologia
Futuro
Mercado
Automação

Clique e Garanta seu Ticket!

Vagas limitadas para o Congresso Autocom 2020!



Por que participar do Congresso?

Estar presente neste importante evento fará toda diferença na sua atuação no mercado!



Participe como patrocinador do evento!

Alie a sua marca a este importante evento!


Patrocinador Congresso Autocom 2020

Categoria Diamond